O Projeto Canoa Rio é a sala de aula na praia. Esporte por toda vida, saúde para sempre.

O Projeto Canoa Rio oferece remadas com canoas va’a nas aulas de Educação Física, no contraturno, da Escola Municipal Minas Gerais. Atualmente, atende os alunos das terças-feiras às 13h30, com a professora Bárbara, e às 15h, com o professor Ney. Nas 4ªf, o professor Marinho ministra a aula das 8h30 e a das 15h. A faixa etária atendida está entre 9 e 15 anos.

Nossa visão é que os alunos sejam proativos e pensem sempre que “Somos nós que construímos o mundo em que queremos viver”. Seguimos o lema do Clube Carioca de Canoagem: O clube/projeto que te oferece tudo que você fizer por ele.

Ao aprender este esporte na escola, estarão reservadas para o futuro de alunas e alunos todas as três seguintes opções: malhação, profissional e atleta.

Malhação – remar com frequência apenas para brincar e ainda ganhar saúde. Ter ciência de que remar ou jogar bola na praia com chuva é o que há de melhor. Saber que todo dia dá praia, independente do sol, aproveitando a areia, o mar, as ondas e a brisa.

Atleta – é a opção para quem quer manter uma vida saudável e disciplinada, e ainda remar nas praias mais bonitas do Brasil e do estrangeiro. Se disciplinar é a melhor maneira para conseguirmos alcançar tudo que quisermos, como ter maior musculatura, perder gordura ou ganhar mais dinheiro.

Profissional – a canoa va’a está se tornando numa indústria praiana próspera, como a do surf, que gera milhões de reais. Por isso, procuramos formar profissionais para trabalhar com o esporte. Nosso mercado ainda está começando, mas mesmo assim já temos ex-alunos do Projeto Canoa Rio sendo remunerados pelo va’a.

Nosso esforço está concentrado em formar pessoas saudáveis por praticar esportes ao ar livre, que cuidam da natureza, na construção de uma cidade próspera para todos.

Como as praias do Rio de Janeiro oferecem diversas modalidades esportivas que promovem a saúde da população, constituindo um setor econômico importante para o município, também visamos formar profissionais de canoa va’a para atuar nesse mercado em desenvolvimento.

Histórico

  • Nicolas Bourlon cria, em 2004, o Projeto Canoa Rio e monta a primeira base no Rio Va’a Clube.
  • Em 2007 começa a parceria com a Escola Municipal Minas Gerais, no contraturno, nas aulas da professora Rosane Andrade.
  • Em 2009 é montada a primeira equipe júnior do Brasil.
  • Entre 2009 e 2014 seus alunos participam de competições no Brasil, no litoral dos estados do RJ, SP, ES e BA e no DF, e no exterior, na Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Ilha de Páscoa, Peru e Taiti.
  • Após período inativo, o projeto recomeça em 2016, nas aulas de Educação Física, entremeadas pelas das demais disciplinas. Para alunas e alunos que não quisessem remar na aula, o projeto oferecia como opção: frescobol, slack-line, freesbee, vôlei de praia e futebol de praia.
  • Em 2017 as aulas tornam a ser realizadas no contraturno. Nesse ano foram feitas duas remadas recreativas com os pais dos alunos, para que pudessem conhecer o esporte praticado pelos filhos na escola.
  • No ano seguinte, em 2018, os alunos têm como atividades extras oficina com o remador taitiano Rete Ebb e competem na prova Rio Va’a 2018.