Desde 1999

RIO VA'A

  

Vamos remar nas ondas do mar

O clube tem como objetivo principal promover a prática do Va’a, respeitando a tradição polinésia. Oferecemos dois modelos de canoas va’a: o havaiano, o mais comum no país, conhecido como “canoa havaiana”, e o taitiano, novidade nossa na cidade do Rio de Janeiro.

O Rio Va’a Clube oferece tanto remadas recreativas, apenas para diversão, como competitivas. Você pode escolher participar de uma ou de ambas.

Formamos equipes competitivas tanto femininas como masculinas, e também de para-atletas.

Você quer perder peso ou ganhar músculos com o esporte?
Participe das competições como atleta do Rio Va’a Clube. Com a disciplina dos treinamentos te ajudaremos a conseguir atingir esses objetivos.

Dias e horários das remadas abertas:
3ªf e 5ªf às 6h, às 8h e às 18h.
Sábado às 7h.
Defronte ao restaurante Garota da Urca.

Os treinos das equipes são marcados individualmente em outros horários, ou dias.

Histórico

O Rio Va’a Clube (ou Outrigger Rio Clube – Rio Va’a Hui Hoe) foi o primeiro clube de Va’a (canoa polinésia) fundado na América Latina, tendo iniciado suas atividades em novembro de 2000 com a chegada no país da canoa Lanakila, importada da Califórnia por Ronald Williams e Sérgio Koeningsfeld. Legalmente, foi formalizado em 2003, com estatuto registrado em cartório, mais CNPJ e Inscrição Municipal.

O clube vem se afiliando a diversas entidades representativas do esporte, seja no estado, no país ou internacionalmente. Se vinculou à Federação Internacional de Va´a (FIV) em 2003, à Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro (Fecaerj) em 2009, à Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ) em 2010 e à Confederação Brasileira de Va’a (CBVa’a) em 2018.

Diretoria Atual
Presidente: Nicolas Bourlon
Vice-Presidente: Mauricio Noronha Chagas
Tesoureiro: Marcelo Zabrieszach Afonso
Diretores:
Alessandra Mapelli Lincoln
Ana Carolina Covas
Ligia Forny Germano
Massimo novello
Rogerio Gutierrez Gama

Treinamentos e treinadores

O Rio Va’a Clube oferece apoio para todos que quiserem participar no esporte como atleta medalhista.

O treinamento para competições em equipes exige a entrega de todos ao grupo.

Quem quiser competir em equipe deve ter em mente que é mais um colaborando, mesmo que seja o melhor atleta do mundo na modalidade. Precisa abandonar suas vontades para fazer a de todos. Pode acontecer que o dia mais adequado para toda a equipe treinar é o que você tinha reservado para si. Então, você abandona teu projeto particular para não desfalcar o time.

Dispomos de equipes open, máster e estreante, tanto femininas como masculinas, com treinamento planejado por profissional capacitado.
Além disso, para o desenvolvimento individual da técnica, oferecemos suporte em aulas particulares de V1, por profissional da educação, Francisco Soveral, e por atletas campeões: Nicolas, Massimo, Reginaldo, Igor. Sugerimos que inicialmente contratem uma aula de cada um, de modo a poder ter uma visão mais ampla do ato de remar.

V1 é a canoa ideal para o aperfeiçoamento individual da técnica.

Treinadores de V1

Nicolas Bourlon

Reginaldo Birkbeck (Ver Currículo Completo)

Igor
Meu nome é Igor Oliveira, tenho 27 anos e sou remador e instrutor do Rio Va’a Clube. O Va’a entrou na minha vida em 2011 e desde então não saiu mais, durante todo esse tempo competi em diversos locais do Brasil e também fora, como o Taiti, Havaí, Chile e Peru. Dentro da minha vida de competidor gosto de destacar o título brasileiro da categoria V6 Open em 2018, os dois vice-campeonatos sul-americanos (2018 e 2017), a terceira colocação no ranking nacional de V1 Open em 2018 e minhas participações na Te Aito (2017 e 2018). Muito do que aprendi na canoa veio das minhas experiências no Taiti, neste local pude treinar com alguns dos melhores remadores do mundo e aprender diversos detalhes que fazem grande diferença para um remador. Sempre busco me aperfeiçoar e também transmitir o que aprendi em todos esses anos viajando, remando e competindo por aí. Além de ser instrutor do Rio Va’a ofereço aulas de V1 e clínicas para outras equipes, como as realizadas com o Caruanas Va’a de Belém/ Pará em abril de 2019.

Francisco Soveral
Remador oriundo da canoagem velocidade e oceânica dos 14 aos 23 anos, veio a conhecer o Va’a em 2014 durante um período de férias laborais e em 2017 voltou a remar não parou mais. Com a prática do esporte teve a oportunidade de se voluntariar na instrução dos Paratletas do Rio Va’a e também como instrutor do Projeto Canoa Rio. Geógrafo, especialista em gestão ambiental e licenciando em geografia, atua como educador ambiental, com foco na solução da disposição de resíduos de plástico na Baía de Guanabara. “Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida.” Jacques Cousteau, oceanógrafo

WordPress Theme built by Shufflehound. Criado por: CaraNaWeb Agência Digital